Você está em Página Inicial>Dedetização>Formigas



CUPINS

RATOS

BARATAS

ARANHAS

TRAÇAS

ESCORPIÕES

FORMIGAS

PULGAS

MORCEGOS

POMBOS



Desentupimento

Água Potável

Hidrojateamento Limpeza de Fossas

Dedetização

Vídeos
Interessantes



Controle de Pragas- Formigas

Poucas residências escapam da presença destes insetos. É comum encontrá-los pela casa, e principalmente na cozinha, onde elas tem maior quantidade de alimentos a disposição. O hábito de fazer lanches na cama, ou no sofá, acabam propiciando as formigas se espalhem pela casa, recolhendo pequenos restos de alimentos que deixamos cair ao chão.


Os ninhos das formigas, de uma maneira geral, consistem de um sistema de passagens ou cavidades que se comunicam umas com as outras e com o exterior. Algumas espécies constróem seus ninhos no solo e plantas, outras no interior de edificações (sob azulejos, batentes de portas, pisos, vãos e frestas, etc.), ou ainda ocupam cavidades na madeira ou troncos de árvores (Bueno et al. 1994). As colônias variam em tamanho e podem ser formadas desde algumas dezenas até por muitos milhares de indivíduos.

Brasil apresenta cerca de 2 mil espécies de formigas descritas, sendo que destas apenas 20 a 30 são consideradas pragas urbanas, devido ao fato de invadirem alimentos armazenados, plantas e outros materiais domésticos
A maioria das formigas alimentam-se de sucos vegetais, seiva das plantas, néctar de flores, substâncias açucaradas, líquidos adocicados que são excretados por certos insetos, algumas são carnívoras e se alimentam de animais mortos ou vivos.



É bastante comum encontrarmos diversas espécies diferentes de formigas ocupando nichos dentro da mesma estrutura. Uma espécie muito comum é a Tapinoma melanocephalum (formiga fantasma). A principal característica desta espécie é que ela tem pernas e gaster (abdomen) numa cor branca, meio vitrificada, vista na lupa. A olho nu parece que as perninhas são invisíveis, daí o nome popular. Ela é frequentemente encontrada em residências, escritórios, restaurantes, hospitais.


As outras espécies de formigas urbanas já observadas no Brasil, de acordo com os pesquisadores do Instituto Biológico e CEIS (Centro de Estudos de Insetos Sociais) da UNESP de Rio Claro são:
* Paratrechina longicornis( formiga louca)
* Paratrechina fulva
* Solenopsis spp (formiga lava-pés)
* Camponotus spp (formiga carpinteira)
* Wasmania auropunctata – pixixica
*Crematogaster spp – formiga acrobata)
* Pheidole spp – (formiga cabeçuda)
* Brachymyrmex spp
* Linepithema humile – formiga argentina)


Diversos estudos já feitos a respeito destas espécies demonstram que estas formigas tem algumas características em comum, tais como, eusociabilidade (são insetos verdadeiramente sociais e nestas colônias ocorre a divisão de trabalho, a presença de várias gerações em um mesmo período e o cuidado com a prole); a poliginia (presença de diversas rainhas);a fragmentação das colônias e a grande facilidade de migração. Porém podem ter hábitos alimentares diversos, o que vai complicar em muito o controle destes insetos.



A capacidade de fragmentação das colônias de formigas é uma das características mais importantes pois é a causadora das infestações súbitas e generalizadas nos ambientes urbanos. Em laboratório já foi observado que quanto mais “perturbação” as formigas recebem, mais as colônias se expandem. Fora do laboratório o que frequentemente ocorre é as pessoas utilizarem algum tipo de inseticida localizado para combater o problema. Os inseticidas são aplicados geralmente com bombas ou frascos de aerosol pressurizados. Como as formigas são muito pequenas, qualquer frestinha é suficiente para abrigo. Assim que elas percebem a “perturbação” do inseticida sendo aplicado, elas dividem a colônia em grupos com rainhas, operárias e larvas e se deslocam para outros nichos. A aparência inicial é a de que o problema foi resolvido. Pouco tempo depois, elas parecem “brotar” por todos os lados,o que desnorteia quem está vivendo o problema.



Desentupimento

Água Potável

Hidrojateamento Limpeza de Fossas

Dedetização

Vídeos
Interessantes

Confiança Desinsetizadora e Desentupidora – F: 51 3092-0800 – confiancapoa@gmail.com